unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 13/01/25

Transpetro firma parceria para expandir operações ship to ship no ES

Memorando com o Grupo Imetame avalia ampliação de infraestrutura portuária em Aracruz, mirando exportação de petróleo.

 A Transpetro e o Grupo Imetame firmaram um memorando de entendimento para analisar a implementação de operações de transbordo de petróleo e derivados entre navios (ship to ship) no Espírito Santo. O acordo prevê o arrendamento de dois berços de atracação no porto multipropósito em construção em Aracruz, com previsão de início das operações até o primeiro semestre de 2025.

A parceria pode representar uma mudança na logística do setor de óleo e gás no estado, que passará a contar com operações ship to ship realizadas com navios atracados. A infraestrutura é projetada para atender a demanda crescente do mercado e oferecer novas alternativas de exportação para o petróleo produzido nas bacias de Santos, Campos e do Espírito Santo.O porto, que está sendo construído pelo Grupo Imetame, terá capacidade inicial para receber navios Suezmax, de até 1 milhão de barris, e profundidade de 17 metros. Em uma segunda etapa, navios VLCC, que transportam até 2 milhões de barris, também poderão operar no local, graças a uma ampliação da profundidade para 25 metros. A localização estratégica do Espírito Santo é um ponto destacado pelos envolvidos no projeto. Gustavo Rosindo, gerente executivo da Transpetro, afirmou que a iniciativa pode fortalecer a logística do setor no Sudeste. Para o CEO da Imetame Logística Porto, Gilson Pereira, a parceria visa consolidar a operação do porto com alta eficiência e segurança. O modelo ship to ship, que dispensa o uso de tanques em terra, tem potencial para reduzir custos de movimentação em até 30%, segundo a Transpetro.

“Nosso complexo portuário está com a construção em andamento, e nosso objetivo é oferecer serviço de qualidade para os usuários. Para isso, não basta aumentar a capacidade operacional do sistema portuário, mas desenvolver parcerias com expertise operacional nos segmentos de carga que serão movimentados no Porto. Essa parceria que poderá se consolidar em 2025 com a Transpetro está alinhada à nossa expectativa de iniciar as operações com alta performance, de forma segura e sustentável. Acreditamos na consolidação deste acordo, e para isso, envidaremos todo esforço necessário para que a Imetame Logística Porto agregue valor a toda a cadeia de óleo e gás”, afirma o CEO da Imetame Logística Porto, Gilson Pereira.

A estatal, que já lidera o mercado brasileiro de transbordo entre navios, responde por 70% das operações no país e busca ampliar sua presença em regiões estratégicas. O Espírito Santo, com sua proximidade às bacias produtoras e sua posição geográfica, é considerado um ponto-chave para essa expansão.

Fonte: Revista Portos e Navios