unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 10/01/25

Trident recebe licença do Ibama para intervenções em poços

Atividades serão realizadas nos polos Pampo e Enchova, conjunto de 10 campos em produção localizados na Bacia de Campos

Siem Helix 1 (Foto: Divulgação Sea1 Offshore)

O Ibama autorizou a realização de atividades de intervenção em poços nos polos Pampo e Enchova, localizados na Bacia de Campos e operados pela Trident, segundo documento emitido na terça-feira (7).

As atividades serão realizadas pela embarcação Siem Helix 1, que é do tipo Light Well Intervention Vessel (LWIV+++). A Sea1 Offshore (antiga Siem Offshore) é a proprietária da embarcação, que pode operar em lâmina d’água de até 3 mil m com velocidade de trânsito superior a 15 nós.

No momento, existem 386 poços operados pela Trident Energy nos polos Pampo e Enchova, sendo a maioria (64,77%, ou 250 poços) em situação de abandono permanente. Outros 18,65% (72) estão em situação de abandono temporário sem monitoramento e 7,51% (29) estão fechados. Somente 24 poços estão produzindo, segundo dados da ANP.

Os polos Pampo e Enchova contemplam 10 campos em produção: Badejo, Bicudo, Bonito, Enchova, Enchova Oeste, Linguado, Marimbá, Pampo, Piraúna e Trilha, situados em lâminas d’água que variam de 85 a 780 m, na Bacia de Campos. A Trident detém 100% de participação nas concessões, que foram adquiridas do plano de desinvestimentos da Petrobras em 2019.

Em 2021, o CEO da Trident Energy, Jean-Michel Jacoulot, afirmou que a companhia pretende chegar aos 40 mil bpd nos polos de Pampo e Enchova. O plano inclui otimização de instalações e superfícies; recompletação de poços (assim como reiniciar poços fechados com potencial remanescente); injeção de água, preenchimento e perfuração de saída e a exploração de campos próximos, este último como estratégia de longo prazo para o Brasil.

Em novembro deste ano, os polos de Pampo e Enchova produziram uma média de 22,9 mil boed, sendo 20,5 mil bpd de óleo e 388 mil de m³/dia de gás natural, segundo os dados do mais recente Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural da ANP.

Fonte: Revista Brasil Energia