Arquivo/Divulgação
Agência de classificação manteve ratings e destacou crescimento de operações do terminal operado pela Log-In, com investimentos recém-realizados, que permitem atividades complexas e representam vantagem competitiva
A Log-In Intermodal concluiu as obras de retrofit do Terminal de Vila Velha (TVV). As intervenções fazem parte do projeto de modernização do terminal, operado pela empresa no porto organizado de Vitória (ES). A Log-In avalia que a obra eleva a capacidade, produtividade e eficiência nas operações de contêineres e carga geral no porto organizado de Vitória. A modernização dos guindastes envolveu a automatização, melhorias estruturais e atualizações dos sistemas mecânicos.
Para a empresa, a conclusão do retrofit restaurou a plena disponibilidade dos ativos destinados à movimentação de carga no costado do TVV e aproximou o cronograma de investimentos previsto para a prorrogação do contrato de arrendamento portuário do terminal, atualmente vigente até 2048.
A Log-In vem investindo na modernização dos equipamentos e sistemas do terminal desde 2021, com um aporte total de R$ 180 milhões, desde então. “Com a conclusão deste importante marco, o TVV está pronto para oferecer um serviço ainda mais seguro e eficiente, viabilizando a movimentação das cargas e projetos, trazendo benefícios à comunidade capixaba e aos seus parceiros”, destacou o diretor de terminais da Log-In, Gustavo Paixão, em comunicado ao mercado.
A Fitch reafirmou os ratings de longo prazo ‘AA+(BRA)’ do TVV e de sua primeira emissão de debêntures, que totaliza R$ 240 milhões, com garantias reais, e tem vencimento final em 2033. De acordo com a agência de classificação, a perspectiva dos ratings é estável. O relatório da Fitch apontou que os ratings refletem o perfil operacional do TVV e sua importância para a economia do Espírito Santo.
O relatório chama a atenção que trata-se de um terminal portuário multipropósito, especialmente dedicado ao escoamento da produção local, dentre as quais café e granito, e nas importações de cargas de alto valor agregado, como veículos elétricos. “As operações do TVV têm crescido de forma sustentável, beneficiando-se de investimentos recém-realizados, que permitem operações complexas e constituem uma vantagem competitiva”, apontou a Fitch em sua análise.
Fonte: Revista Portos e Navios