
A VLI obteve a habilitação para exportar milho à China pelo Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Porto de Tubarão (ES). A conquista permite que clientes atendidos pelo Corredor Leste da companhia acessem o maior mercado importador da commodity, com embarques realizados a partir do sistema ferroviário integrado entre a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). O TPD passou por um rigoroso processo de cadastro junto ao Sistema de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura, que incluiu a apresentação de documentos como o Manual de Boas Práticas de Fabricação e a implementação de sistemas de monitoramento de micotoxinas e resíduos de agrotóxicos.
Também foram realizados treinamentos para os colaboradores do terminal, garantindo conformidade com os padrões exigidos pelo mercado chinês. A VLI movimenta anualmente cerca de 16,7 milhões de toneladas por ferrovia e 16,2 milhões de toneladas nos portos capixabas, incluindo grãos, farelo, fertilizantes, celulose e produtos da indústria siderúrgica. A demanda chinesa por milho brasileiro aumentou após 2022, com a guerra na Ucrânia impactando o fornecimento global, o que levou à adoção de novos protocolos fitossanitários a partir de 2023.
Paralelamente, a VLI aguarda a definição da renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica, com previsão de investimentos de quase R$ 30 bilhões, dos quais cerca de R$ 10 bilhões serão destinados à modernização da linha férrea e melhorias de mobilidade urbana. Aproximadamente 65% desse valor será investido nos primeiros 15 anos após a renovação, beneficiando diretamente os portos do Espírito Santo e o escoamento da produção agrícola brasileira.
Fonte: Revista Portos e Navios