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Alertas Legais - 17/11/23

Wärtsilä lança primeiro motor marítimo de 4 tempos movido a amônia

A Wärtsilä revelou a primeira solução baseada em motor de 4 tempos comercialmente disponível para combustível de amônia no setor marítimo

O grupo tecnológico finlandês disse que a solução representa um avanço significativo nas operações de transporte marítimo sustentável, oferecendo aos armadores uma opção viável entre os combustíveis verdes. A solução de amônia é o primeiro motor Wärtsilä a funcionar com o combustível e agora faz parte da plataforma de motores Wärtsilä 25, que foi lançada em setembro de 2022.

A Wärtsilä e a Viridis Bulk Carriers fizeram acordo para a solução de motor de amônia Wärtsilä 25, com o objetivo de assinar um contrato comercial no início de 2024. A Viridis Bulk Carriers é uma parceria entre Amon Maritime, Mosvolds Rederi e Navigare Logistics e está buscando tornar-se a primeira empresa de navegação com emissões zero do mundo, com uma frota de navios novos movidos a amônia operando no mercado europeu de transporte marítimo de curta distância.

“A indústria marítima deve reduzir significativamente as suas emissões se quisermos alcançar os objetivos estabelecidos no Acordo de Paris. A adoção de novas tecnologias e da amônia como combustível livre de carbono é fundamental para isso”, disse André Risholm, membro do conselho da Viridis Bulk Carriers. “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Wärtsilä em outro marco importante para nossos navios graneleiros movidos a amônia.”

Håkan Agnevall, presidente e CEO da Wärtsilä, classificou a solução baseada no motor de 4 tempos como um “momento emblemático” na busca da empresa para garantir a viabilidade e segurança dos futuros combustíveis marítimos. “Trabalhando em parceria com a Viridis Bulk Carriers, damos o próximo passo em nossa jornada de descarbonização, permitindo a transição para combustíveis mais verdes e acelerando em direção ao transporte marítimo com emissões líquidas zero”, disse ele.

Além do motor, a solução completa inclui o sistema de fornecimento de gás combustível AmmoniaPac, o Sistema de Mitigação de Liberação de Amônia Wärtsilä (WARMS) e o Redutor de NOx Wärtsilä (NOR) para pós-tratamento ideal dos gases de escape. A Wärtsilä informa que o design da solução prioriza segurança e eficiência, incorporando um sistema de automação altamente sofisticado para garantir operações seguras e eficientes a bordo.

A amônia sustentável é considerada um dos principais concorrentes para combustíveis limpos na indústria naval. A Wärtsilä disse que a solução de 25 amônia pode reduzir imediatamente as emissões de gases de efeito estufa em mais de 70% em comparação com uma solução diesel, superando as metas atuais da UE até 2050 e a meta da IMO para 2040.

Fonte: Revista Portos e Navios